A recapagem baseia-se na reutilização da carcaça do pneu. Esse processo é comum em pneus de carga como:

>CAMINHÃO

>ÔNIBUS

> UTILITÁRIO
Os pneus de carga já são produzidos para receber esse processo no futuro, porém se o pneu possui algum dano irrecuperável ele é descartado do processo.
Além de tudo, é muito importante que a empresa que efetua o processo obedeça às normas do Inmetro.
Nós além de seguir as normas, temos a experiência de 9 anos de mercado. Atendendo de forma responsável, consciente e contribuindo com a redução
de matéria prima e com o meio ambiente.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO E GARANTIA
![]() |
SE VOCÊ DESEJA RECAPAR O SEU PNEU, NÓS GARANTIMOS A MELHOR EXPERIÊNCIA E SERVIÇO. |
![]() |
AS NOSSAS 25 LOJAS SÃO PONTOS DE COLETAS QUE ENVIAM O PNEU PARA A ANÁLISE, COMO O PNEU PODE SER RECUSADO NESSE PREOCESSO, O PAGAMENTO PELO SERVIÇO É REALIZADO SÓ APÓS A CONCLUSÃO DO PROCESSO DE RECAPAGEM. |
![]() |
O PRAZO DA CONCLUSÃO DO PROCESSO É DE ATÉ UMA SEMANA!. |
![]() |
NOSSOS PNEUS RECAPADOS POSSUEM 100% DE GARANTIA OFERECIDA PELA NOSSA RECAPADORA. |


COMO FUNCIONA O NOSSO PROCESSO

Recebimento: Ao chegar em nossa unidade, todos os pneus recebem uma ficha de identificação que o acompanhará até o fim do processo.
Nessa identificação contém:
-Nome do cliente -Informações da carcaça -Serviço (reforma ou conserto) - Tipo de banda solicitada
Limpeza: Nessa etapa a limpeza da lateral da carcaça é realizada através de uma máquina, com o objetivo de diminuir a incidência da sujeira e contaminação durante o processo. Se necessário, o pneu também recebe uma limpeza manualmente feita por um técnico capacitado.
Inspeção Inicial: Na inspeção inicial o pneu é avaliado se está apto ou não para receber uma nova banda de rodagem. Verificar a marca de conformidade do INMETRO e todas as informações necessárias que uma carcaça deve conter. Nesse processo o pneu também recebe a identificação de recapagem na lateral próximo ao DOT e conforme os procedimentos legais, a marcação do INMETRO é removida do pneu.

Raspagem: Nesse processo é quando o desenho da borracha remanescente é removido e a área é preparada conforme padrão RMA
ou RMA4 para receber a nova banda de rodagem.
Escareação: A etapa de escareação remove e repara todos os danos causados por objetos cortantes e imperfeições utilizando as ferramentas adequadas.


Cimentações (Aplicação de Cola): Nessa etapa o pneu recebe uma camada de cola na área em que a borracha foi raspada e escareada, tornando-o apto para receber uma nova borracha sobre essa área e ajudando na proteção de contaminação do pneu.
Conserto: Para devolver a resistência da estrutura do pneu, todos os reparos e consertos são realizados de acordo com a sua necessidade e recebe a quantidade correta de material conforme especificações da tabela. Um pneu pode receber até 4 reparos, sendo 1 a cada 90º quadrante para manter a estrutura e segurança do pneu.
Enchimento: Nessa etapa os danos abertos durante o tratamento de escareação do pneu recebe uma borracha pré-vulcanizada para dar estrutura e “tampar” os danos. O pneu também recebe uma etiqueta de identificação de reformado contendo o nome da reformadora, DOT da reforma e CNPJ.

Preparação da banda: A nova banda que será aplicada é medida e cortada conforme o tamanho específico da carcaça e já recebe a cola para a aplicação. É muito importante nessa etapa que seja conferido o desenho e o tamanho da banda a ser aplicado.
Aplicação de Banda É a etapa em que a carcaça depois de passar por todos os processos recebe a nova banda de rodagem com o auxílio de uma máquina.


Envelopamento: Após a aplicação da nova banda, o pneu é colocado em um envelope para garantir a aderência entre a banda, coxim e carcaça durante o processo de vulcanização.
Montagem: A montagem do conjunto de envelope e innerlop é realizada para proporcionar a junção adequada entre esses de forma que não haja vazamento de ar durante o processo de sucção para testar o envelope através do vácuo antes de encaminhar o pneu para a vulcanização.
Vulcanização: A máquina de vulcanização promove a aderência perfeita entre a banda de rodagem e a carcaça. Em uma temperatura média de 115C° o pneu pode permanecer um tempo mínimo de até 150 min. O tempo e a temperatura podem variar conforme o modelo e medida do pneu.

Desmontagem: Após a despressurização completa da autoclave, os pneus são retirados e desmontados do envelope.
Nessa etapa também começa a inspeção de qualidade.
Inspeção de Qualidade Na inspeção de qualidade os pneus são analisados de forma rigorosa para verificar se o processo de vulcanização ocorreu de forma correta e prevista. É verificada a banda de rodagem aplicada. Se o modelo aplicado é o correto e se as emendas estão corretas. Se não há deslocamentos, separação ou bolhas na carcaça, falhas na vulcanização, se está com um bom acabamento e se possui todas as informações corretas na etiqueta aplicada.
